SOBRE

PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA CONTEMPLATIVA

O termo contemplativo em latim, que deu origem à palavra “contemplação”, corresponde a palavra sânscrita bhavana na tradição oriental .O sânscrito bhavana provém da tradição contemplativa indiana onde significa cultivo, familiarização e habituação,  conhecido amplamente hoje como meditação. Ambos os termos contemplação e meditação referem-se ao desenvolver de uma familiaridade, intimidade e proximidade cada vez mais clara e lúcida sobre a natureza da realidade.

Já o termo “ciência” refere-se ao tornar-se ciente de uma verdade ou realidade antes encoberta ou desconhecida através da exploração de fenômenos objetivos, físicos e quantitativos bem como apartir de dados coletados em primeira pessoa provindos  do campo fenomenal subjetivo. O critério para algo ser ciência deve seguir ‘princípios e procedimentos para a busca sistemática do conhecimento envolvendo o reconhecimento e a formulação de um problema, o levantamento de dados por meio da observação e da experimentação, bem como a formulação e comprovação de hipóteses’. Da mesma forma que a ciência objetiva vem fazendo observações e conduzindo experimentos com o apoio de instrumentos tecnológicos, a ciência contemplativa usa instrumentos subjetivos em primeira pessoa para identificar e formular fatores psico-emocionais centrais na operação saudável do organismo humano, levantando dados experimentais a partir de uma observação direta dos fenômenos psíquicos via a tecnologia de nosso aparato atencional e meta-cognitivo desenvolvidos e refinados através de um treinamento criterioso fundado em 25 séculos de comprovação empírica.

SOBRE O PORTAL CIÊNCIA CONTEMPLATIVA

Instituto de Ciências Contemplativas do Brasil
Para Estudos Avançados da Mente e Promoção da Saúde
CNPJ. 31.163.922/0001-43

O Instituto de Ciências Contemplativas do Brasil para Estudos Avançados da Mente e Promoção da Saúde, fundado pelo Lama Jigme Lhawang (Gabriel Jaeger), tem como objetivo promover, treinar e formar educadores e promotores de saúde na área das ciências contemplativas bem como proporcionar recursos para o autodesenvolvimento e bem-estar humano.

SOBRE O CONTEÚDO DESTE PORTAL

Todo o conteúdo deste site, exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma, encontra-se sobre direitos autorais.

© Ciencia Contemplativa.

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Quando compartilhar algo deste site, evite copiar determinado conteúdo em sua totalidade. Escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque o link de referência do original.

Anúncios

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: